O INOV assinou a 19 de dezembro um contrato de financiamento no valor de 1 milhão e 310 mil euros, no âmbito do Programa Interface, para valorização das Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE) nas áreas da Economia Circular, Transformação Digital e Eficiência Energética.
O financiamento de base plurianual assegurado pelo Fundo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Economia Circular (FITEC), permitirá ao INOV desenvolver durante os próximos três anos uma Agenda Tecnológica de Inovação com foco em Cibersegurança, Redes de Comunicações Avançadas, Sistemas Inteligentes, Sistemas Empresariais, e Sistemas Ciberfísicos e Monitorização Remota. Estas tecnologias serão demonstradas junto do tecido empresarial “procurando-se reforçar o impacto social da inovação e manter o incentivo de inovar mesmo em condições de incerteza na economia, visando ainda colmatar falhas de mercado e do sistema nos processos de inovação”, segundo Fernando Moreira, Presidente do INOV INESC Inovação.
Este apoio estrutural possibilitará ainda desenvolver a sustentabilidade e previsibilidade orçamental, reforçar a colaboração com Instituições de Ensino Superior (IES), aumentar dos recursos humanos qualificados e aumentar a colaboração e parcerias internacionais.
Tendo sido reconhecido em 2017 como Centro de Interface Tecnológico (CIT) na área das TICE, este financiamento vem contribuir para o reforço da missão do Instituto de transformar conhecimento em tecnologia com valor na cadeia de inovação.
O programa Interface tem por objetivo capacitar os CIT na transferência de tecnologia e valorização do conhecimento, através de relações de colaboração entre ciência, tecnologia e o tecido empresarial e da internacionalização da inovação. A execução dos planos de atividade dos Centros de Interface será acompanhada pela Agência Nacional de Inovação (ANI).