O INOV será anfitrião da próxima reunião do consórcio do projeto europeu BRIGHTER, a decorrer na Nazaré, reunindo parceiros europeus da indústria e da investigação nas áreas da eletrónica, sensorização e sistemas inteligentes.

Cofinanciado pelo programa Horizon Europe, o BRIGHTER visa desenvolver novas classes de sensores de micro-bolómetro para imagem infravermelha, mais rápidos e com capacidades multiespectrais, reduzindo a diferença de desempenho face aos sensores arrefecidos. O projeto procura desenvolver a tecnologia de sensores, combinando inovação em hardware, eletrónica e processamento inteligente de dados.

Um dos momentos do encontro será a visita à Docapesca, onde se encontram as câmaras infravermelhas instaladas pelo INOV, em teste em condições marítimas reais. Estes ensaios têm permitido validar soluções ao nível da eletrónica, sensorização térmica, ótica e algoritmos avançados de processamento de imagem, possibilitando aplicações industriais, ambientais e de mobilidade.

A participação no BRIGHTER reforça o papel do INOV como entidade de referência em eletrónica e sensorização, consolidando a sua contribuição para a inovação europeia em componentes e sistemas eletrónicos avançados.