BRIGHTER

Desenvolver novas classes de soluções de micro-bolómetro
BRIGHTER

Desenvolver novas classes de soluções de micro-bolómetro

Objetivo

Os sensores de micro-bolómetro são componentes de imagem infravermelha compactos, leves, de baixa potência, fiáveis e acessíveis. Estão à frente dos sensores de infravermelhos arrefecidos para estes critérios, mas ficam atrás deles em termos de desempenho:

  • As tecnologias de micro-bolómetro existentes têm constantes de tempo térmico de cerca de 10 msec. Isto é mais de 10 vezes superior ao dos detectores arrefecidos.
  • Além disso, não existe actualmente nenhum sensor de micro-bolómetro multiespectral disponível para aplicações como termografia absoluta e imagem de gás óptico.

BRIGHTER irá desenvolver 2 novas classes de soluções de micro-bolómetro para reduzir a diferença de desempenho com os seus equivalentes refrigerados:

  • Soluções de imagem de micro-bolómetro térmico rápido com constante de tempo na gama de 2,5 a 5 msec, ou seja, 2 a 4 vezes mais rápido do que o das tecnologias actuais de micro-bolómetro. Serão também investigados circuitos integrados capazes de operar até 500 quadros por segundo.
  • Soluções de micro-bolómetro multiespectral com pelo menos acesso ao nível de pixels a 2 comprimentos de onda diferentes na gama de 7 a 12 μm.

Impacto

Os desenvolvimentos centrar-se-ão na tecnologia de pixel, Read Out Integrated Circuit, low processamento electrónico, óptico e tratamento de imagem de imagem algoritmos. Todos os intervenientes da cadeia de valor estão envolvidos: académicos, RTO, fabricante de microbolómetros, desenvolvedores de algoritmos, integradores de câmaras e utilizadores finais. Eles colaborarão para definir as melhores soluções de compromisso para todos os casos de utilização.

As 2 novas classes de produtos que surgirão da BRIGHTER irão gerar benefícios concretos. Permitirão poupar material e energia no sector fabril, realizar uma monitorização eficiente e económica de infra-estruturas e comboios, contribuir para um conjunto de sensores de veículos autónomos, diminuir o número de vítimas nas estradas entre os Utilizadores Vulneráveis, controlar melhor a emissão de gases nas cidades e zonas industriais.

Estas novas utilizações servidas pela indústria europeia permitirão à Europa aumentar a sua quota de mercado no sector da imagem por infravermelhos.

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