Foi anunciada a cerimónia de entrega do Prémio Vencer o Adamastor, que neste ano de 2024 realiza a sua 2ª edição.
Este prémio, uma parceria entre o INESC e o Jornal Público, tem como objetivo reconhecer e premiar projetos inovadores nas áreas da eletrónica, computação e tecnologias de informação e comunicação que revelem não só excelência científica, mas também potencial para desenvolvimento económico. Ao projeto vencedor que reúna estas características, é atribuído um prémio de 20.000 euros.
A cerimónia terá lugar no dia 23 de julho, pelas 17h, no Técnico Innovation Center, em Lisboa.
O vencedor desta edição é o investigador Manuel Goulão, distinguido pelo seu trabalho intitulado “Post-Quantum Secure Multi-Party Computation: Cryptography Fighting for a More Private and Egalitarian Future”. Este trabalho promete avanços significativos na segurança criptográfica em ambientes de computação multipartidária, reforçando a privacidade e igualdade no futuro digital.
Manuel Goulão, graduou-se pelo Instituto Superior Técnico e é atualmente investigador do Okinawa Institute of Science and Technology, no Japão.
Agenda da Cerimónia:
16:45 – Receção dos participantes
17:00 – Abertura pelo presidente do IST – Rogério Colaço
17:10 – Apresentação do prémio pelo presidente do INESC – Arlindo Oliveira
17:20 – Intervenção do diretor do Público – David Pontes (TBC)
17:30 – Entrega do prémio – Fernando Alexandre e José Tribolet
17:35 – Apresentação do trabalho pelo premiado – Manuel Goulão
17:50 – Intervenção do reitor da Universidade de Lisboa – Luís Ferreira (TBC)
18:00 – Encerramento pelo MECI – Fernando Alexandre
18:20 – Porto de Honra
19:00 – Fim
Edição Anterior
Na edição anterior, realizada no dia 1 de fevereiro de 2023, o vencedor foi Gonçalo Correia, cuja investigação se focou em reduzir a dimensão das redes de inteligência artificial (IA) e, consequentemente, aumentar a eficiência energética. O evento contou com a presença do Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.