OPTOX

OPTOX

Ref.: PTDC/CTA-AMB/30056/2017

Data de ínicio: 2018-10-01

Data de conclusão: 2021-09-30

Financiamento total: 231.431,66 €

Desenvolvimento e Validação de Testes Ecotoxicológicos Bio-Ópticos em Organismos Marinhos Fotossintéticos

Objetivo

O projeto OPTOX pretende preencher uma importante falha de conhecimento fornecendo ferramentas rápidas, eficientes e de baixo custo aplicáveis a avaliações ecotoxicológicas. O projeto tem como base os mecanismos biofísicos envolvidos na fotossíntese, onde os fotões são convertidos em eletrões e energia química. Estes processos biofísicos podem ser avaliados através de técnicas de deteção remota, usando ferramentas bio-óticas como a fluorometria e a espectroradiometria.

Impacto

A informação ótica recolhida através dos diferentes ensaios de exposição a Contaminantes Emergentes (CE) em diferentes concentrações, vai fornecer informação complementar sob os níveis de stress fisiológico, confirmados através das últimas técnicas de metabolómica. Toda esta informação será integrada em processos de inteligência artificial de forma a extrair as variáveis bio-óticas que se relacionem melhor com a dose aplicada de cada CE em cada organismo.

Esta informação será integrada em índices ecotoxicológicos, de forma a serem utilizadas por decisores e gestores públicos. Esta abordagem multidisciplinar irá preencher a falha de conhecimento existente no que diz respeito à ecotoxicologia de CE, fornecendo em simultâneo, ferramentas de rastreio de alto rendimento passíveis de serem aplicadas em estudos de impacto ambiental e em testes de novos contaminantes.

Participação INOV

Elaboração da metodologia, bem como do equipamento e software, para avaliação experimental do stress associado à contaminação, utilizando o espectro de emissão de fluorescência induzida por laser.