Na passada sexta-feira dia 23 de fevereiro, o presidente do Conselho de Administração do INOV Fernando Moreira tomou no palco na sessão de encerramento das Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, para realizar a entrega do diploma da edição 2022 do Prémio Luis Vidigal.

O cenário do evento foi o novo Técnico Innovation Center, localizado no Arco do Cego, e inaugurado oficialmente durante estas jornadas.

A edição de 2022 do Prémio foi entrege a Manuel Ruivo, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo seu trabalho desenvolvido na área de Point Cloud (PC) geometry coding. Após receber o respetivo diploma, Manuel Ruivo apresentou a sua tese, “Learning-Based Point Cloud Geometry Coding: Integrating Sampling Tools for Increased RD Performance“.

O Prémio Luis Vidigal foi criado em 2000 em homenagem do estimado professor, com o objetivo de galardoar anualmente mestres do IST autores de Dissertação de Mestrado que reúna as melhores características científicas, de inovação e qualidade em temas enquadrados nas áreas científicas da Engenharia Eletrotécnica, Informática e de Computadores.

Fernando Moreira, Presidente do INOV, integra a Comissão de Gestão do Prémio, assim como o Professor Luís Miguel Silveira, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IST. No total, realizaram-se já 22 edições, tendo sido premiados 30 de entre 261 candidatos com um total de 97 mil euros.