Zero-knowledge (ZK) emergiu como um termo proeminente no panorama do blockchain, mas a sua compreensão permanece elusiva para muitos. A procura de engenheiros de Zero-Knowledge está a aumentar, com pacotes de compensação atraentes. Apesar da abundância de informação disponível sob a forma de posts em blogues, vídeos e links, a desorganização desta riqueza de conhecimento pode ser esmagadora e intimidante. 

Para abordar esta questão, o INESC Lisboa vai realizar este mês uma palestra com o Professor Jeroen van de Graaf, da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, cuja experiência estamos certos que irá esclarecer esta questão aos nossos engenheiros, investigadores e outros associados.

Esta apresentação, adaptada a profissionais com formação técnica, tem como objetivo desmistificar a terminologia e mergulhar na essência do conceito de ZK.

Biografia:

O Professor Jeroen van de Graaf é um criptógrafo distinto que se concentra nos aspectos teóricos e aplicados dos protocolos criptográficos. Os seus conhecimentos abrangem a privacidade e a transparência incondicionais, incluindo protocolos baseados no ruído, protocolos de eleição e de mistura, computação geral bipartida e multipartidária, aprendizagem automática com preservação da privacidade, privacidade diferencial e geração verificável de cadeias aleatórias. 

Desde março de 2011, é afiliado à Universidade Federal de Minas Gerais. A partir de novembro de 2022, tem contribuído com sua expertise através de consultoria para a Metis/ZKM, enriquecendo ainda mais seu extenso portfólio na área de criptografia.