AgriBIT vai apresentar soluções inovadoras de agricultura de precisão na AgroGlobal 2023

No domínio da agricultura moderna, a preservação da biodiversidade é uma preocupação primordial, e o AgriBIT está na vanguarda deste movimento. Com uma visão que se alinha perfeitamente com a importância da biodiversidade, o AgriBIT está a preparar-se para revelar os seus serviços inovadores de Agricultura de Precisão no evento AgroGlobal deste ano, agendado para 5 a 7 de setembro.

AgroGlobal, a principal feira agrícola nacional portuguesa, proporciona uma plataforma profissional sem paralelo para a convergência de toda a cadeia de valor agrícola. O evento não é apenas um centro de partilha de conhecimentos, mas também um catalisador para a promoção de relações agro-empresariais. Tendo como pano de fundo as magníficas planícies aluviais do Tejo, este evento dinâmico e interativo reúne a experiência de gerações de agricultores e as maravilhas tecnológicas de ponta que as indústrias oferecem ao sector.

No centro da missão do AgriBIT está o compromisso de melhorar a cadeia agrícola através da inovação e de práticas sustentáveis que salvaguardem a biodiversidade. O projeto AgriBIT visa revolucionar os serviços de Agricultura de Precisão através da integração perfeita dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), com especial incidência no posicionamento Galileu e em serviços de reforço como o EGNOS. Estas tecnologias avançadas baseadas em satélites estão associadas a dados de observação da Terra (EO), sensores no terreno e nas máquinas, tecnologias de inteligência artificial (IA) e conhecimentos agrícolas especializados.

Com seis objectivos centrais que orientam a sua visão, o AgriBIT está bem posicionado para redefinir a agricultura de precisão e o seu impacto na biodiversidade:

  1. Análise do mercado e das necessidades: Ao compreender os requisitos únicos de várias utilizações agrícolas e marcas de culturas, o AgriBIT adapta as suas soluções para enfrentar desafios específicos.
  2. Serviços de localização de maior precisão: A integração pelo AgriBIT de receptores GNSS Galileo e EGNOS de alta precisão garante a exatidão dos serviços baseados na localização, promovendo a otimização dos recursos e reduzindo o impacto ambiental.
  3. Tecnologia de origem europeia a preços acessíveis: Tornando acessível a tecnologia de alta precisão, o AgriBIT tira partido dos recursos europeus para melhorar as capacidades dos agricultores e consultores.
  4. Pacote abrangente de serviços de agricultura de precisão: Os agricultores e consultores podem beneficiar de um conjunto abrangente de serviços, capacitando-os com informações baseadas em dados para a tomada de decisões.
  5. Estratégia de adoção de serviços: O AgriBIT não se limita a fornecer soluções; também define estratégias para garantir uma adoção generalizada, criando um efeito de onda de mudança positiva.
  6. Plataforma aberta orientada para os serviços: Fomentando a colaboração e a troca de conhecimentos, a plataforma AgriBIT foi concebida para facilitar a integração de facilitadores e serviços activados.

Um dos destaques da presença da AgriBIT na AgroGlobal 2023 é o tão aguardado workshop. Agendado para 5 de setembro, o workshop promete revelar desenvolvimentos intrigantes:

  • Resultados dos voos de drones na Grécia: O AgriBIT apresentará as aplicações reais da tecnologia dos drones na agricultura, destacando o seu papel na recolha e análise de dados para uma tomada de decisões informada.
  • Resultados das estações meteorológicas: Os participantes obterão informações sobre como as estações meteorológicas contribuem para a agricultura de precisão, auxiliando na modelagem preditiva e na mitigação de riscos.
  • Integração de Capacitadores e Serviços Activados: A visualização multiplataforma do AgriBIT irá ilustrar a forma como os vários factores e serviços se juntam para criar um ecossistema coeso, maximizando a eficiência agrícola.

Por fim, após o workshop está agendada uma sessão de demonstração onde os parceiros do projeto irão:

  • Demonstrar os facilitadores GNSS com a aplicação móvel
  • Demonstrar a visualização multiplataforma AgriBIT
  • Experimentar os participantes com uma sessão prática
  • Apresentar os voos de drones sobre os campos de tomate do CCTI

Este evento é possível graças a uma forte parceria com a Agência da UE para o Programa Espacial (EUSPA) e a Comissão Europeia. Os esforços de colaboração com a Engineering Ingegneria Informatica Spa, AGENSO, RFSAT Limited, Agricolus S.r.l., AgroApps PC, INOV, CCTI, A.C. Pella e a colaboração do Wikifarmer amplificam ainda mais o impacto do AgriBIT.

Em conclusão, a participação do AgriBIT na AgroGlobal 2023 é um testemunho do seu compromisso inabalável de revolucionar a agricultura através da precisão e da inovação, ao mesmo tempo que abraça o conceito vital de biodiversidade. Ao integrar perfeitamente a tecnologia de ponta, a análise de dados e o conhecimento especializado, o AgriBIT está pronto para moldar o futuro da agricultura de uma forma que garanta o equilíbrio ecológico e sustente a rica biodiversidade do planeta para as gerações vindouras.

Leia mais sobre o AgriBIT e siga o projeto nas redes sociais.

Deseja fazer parte da nossa jornada para transformar as práticas agrícolas e promover a agricultura sustentável, ao mesmo tempo que defende a luta pela biodiversidade? Junte-se à nossa plataforma comunitária.

Investigador do INOV Nomeado Secretário de Estado da Modernização e da Digitalização no XXIV Governo Constitucional da Républica Portuguesa

Foram anunciados os 41 novos Secretários de Estado pelo XXIV governo constitucional português foi anunciada. Entre os destacados, encontra-se Alberto Rodrigues Silva, Professor catedrático do Instituto Superior Técnico e investigador associado do INOV - INESC Inovação...

Investigadores do INOV ganham Best Paper Award 2023 no Fire Sciences Journal

É com grande satisfação que anunciamos que uma equipa de investigadores do INOV - INESC Inovação foi distinguida com o prémio Best Paper Award for 2023 pelo Journal of Fire Sciences. O artigo premiado, intitulado "Automatic early detection of wildfire smoke with...

Soluções tecnológicas para florestas sustentáveis: Seminário F4A

No âmbito da procura de soluções para a gestão sustentável da floresta, o recente seminário organizado pela F4A (Forest For All) revelou-se um evento fundamental. Entre os participantes destacou-se Luis Silva, Diretor do projeto CICLOPE do INOV - INESC Inovação, cuja...

Dra. Helena Alves apresenta projeto Safefire 

No passado dia 14 de março o INOV - INESC Inovação teve o prazer de receber a Dra. Helena Alves do INESC MN para a primeira Regular Tech Talk (RTT) do ano. A Dra. Helena Alves é investigadora na área de eletrónica orgânica e responsável pelo projeto Safefire, que...

Diretor do CICLOPE apresenta tecnologia florestal no seminário F4A

Em reconhecimento das suas contribuições exemplares para a tecnologia de gestão florestal, Luis Silva, Diretor do projeto CICLOPE no INOV - INESC Inovação, foi convidado a participar como orador no seminário Forest for All (F4A). O evento tem como objetivo explorar os...

Manuel Ruivo ganha Prémio Luis Vidigal 2022

Na passada sexta-feira dia 23 de fevereiro, o presidente do Conselho de Administração do INOV Fernando Moreira tomou no palco na sessão de encerramento das Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, para realizar a entrega do...

Junte-se à Sessão de Aceleração C-HUB em Lisboa!

Proteja seu Negócio: Junte-se à Sessão de Aceleração C-HUB em Lisboa! Data: 15 de fevereiro de 2024 Local: Lisboa Prepare-se para uma imersão no mundo da cibersegurança e privacidade na transformação digital! A sessão de aceleração C-HUB promete uma experiência única,...

Workshop INESC-ID: ” Horizon Europe for ICT: An Overview” 

No próximo dia 14 de fevereiro, o INESC ID vai organizar um workshop de formação centrado na fase de Pré-Adjudicação de projetos europeus. Esta iniciativa está aberta a colaboradores e investigadores do INESC ID, INOV e INESC MN. Facilitado por Matthieu Py,...

Responsável Gestão Infraestruturas /Gestor(a) Edifícios (F/M)

Responsável Gestão Infraestruturas /Gestor(a) Edifícios (F/M) Lisboa ORGANIZAÇÃO Somos uma das maiores infraestruturas tecnológicas nacionais no domínio das Tecnologias da Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE), um instituto dinamizador das relações entre as...

Engenheiro(a) de Processamento de Sinal e Instrumentação (F/M)

Engenheiro(a) de Processamento de Sinal e Instrumentação (F/M) Somos uma das maiores infraestruturas tecnológicas nacionais no domínio das Tecnologias da Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE), um instituto dinamizador das relações entre as Instituições de...
Publicado a 18/08/2023
Share This