Wake-up 4.0

Designação : Wake-up 4.0 @ Promoting entrepreneurial spirit and Innovative Start-ups for Industry

Código : 72654

Objetivo principal: OT 8 – Promover a sustentabilidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral

Região de intervenção: Norte, Centro

Data de aprovação: 23-02-2021

Data de início: 01-01-2021

Data de conclusão: 30-06-2023

Custo total elegível: 454.217,11 €

Apoio financeiro da UE: 386.084,54 € (FEDER)

Programa de apoio à criação de start-ups com aplicação na Indústria 4.0 para jovens empreendedores

 

Objetivo

Considerando a importância da dinamização de ecossistemas de empreendedorismo tecnológico em Portugal, o potencial tecnológico das regiões Norte e Centro e a cada vez mais emergente aplicação das TICE às indústrias “tradicionais”, o projeto WAKE-UP 4.0 visa promover o empreendedorismo, com especial foco nas gerações mais jovens, através da dinamização de um ecossistema de empreendedorismo que promova a criação de start-ups nas áreas de aplicação das TICE aos setores de fabricação de componentes automóveis e maquinaria diversa.

Pretende-se apoiar os empreendedores no processo de geração, validação e aceleração das suas ideias de negócio, adequando-as às reais necessidades da indústria. Os novos empreendedores serão dotados de uma mentalidade empreendedora através da implementação de várias sessões de capacitação, workshops e hackathons, que vão permitir desenvolver as suas ideias de negócio de forma mais sustentada.

Adicionalmente, será dado suporte durante o processo de criação de empresa, garantindo assim o acompanhamento dos empreendedores desde a fase de ideação até à entrada no mercado. Os jovens empreendedores poderão ainda usufruir de sessões individuais com mentores qualificados de modo a garantir o correto direcionamento do seu negócio, acelerando a colocação de novos produtos e serviços inovadores na cadeia de valor nacional e internacional.

Impacto

– Promover o desenvolvimento de competências empreendedoras dos estudantes assim como novas soluções alinhadas com a Indústria 4.0.

– Fortalecer o ecossistema de empreendedorismo para dar resposta aos desafios lançados pela indústria.

– Promover ações de demonstração e pilotos para alavancar a criação de 12 novas empresas.

Participação INOV

O INOV, em consórcio com a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), procura sensibilizar os jovens para a importância de uma cultura de empreendedorismo e inovação, especialmente no ensino secundário e superior.

Com este objetivo serão disponibilizadas sessões temáticas, que facilitem o acesso a conhecimentos nas áreas de criação e planos de negócio, ferramentas/ programas de financiamento, marketing e comunicação; e sessões de interação com mentores empresariais e científicos, e com empresas e empreendedores de sucesso.