SATIE
Segurança das infraestruturas de transporte aéreo da Europa
Objetivo
O projeto SATIE ambiciona construir um kit de ferramentas de segurança holístico, interoperável e modular para ser explorado pela próxima geração do Centro de Operação de Aeroporto e do Centro de Operações de Segurança.
Impacto
O projeto SATIE criará novas filosofias dos centros de operações de segurança para inclusão em uma política abrangente de segurança aeroportuária. Isso incluirá uma abordagem holística sobre prevenção, deteção, resposta e mitigação de ameaças nos aeroportos, garantindo a proteção de sistemas críticos, dados sensíveis e passageiros. Para isso, o SATIE desenvolverá um kit de ferramentas interoperável que ajudará a melhorar as correlações ciberfísicas, investigações forenses e avaliação dinâmica de impacto nos aeroportos. Serão realizadas demonstrações na Croácia, Grécia e Itália.
Participação INOV
No projeto, o INOV desenvolve três ferramentas especialmente focadas na segurança do aeroporto, ComSEC, Business Impact Assessment(BIA) e o Business Process Intrusion Detection System (BP-IDS). As ferramentas do INOV estão instaladas no ambiente virtual da Airbus que copia digitalmente o funcionamento de um aeroporto. As ferramentas estão também integradas com a plataforma de partilha de incidentes Cymerius da Airbus que usa as ferramentas INOV para fornecer informação detalhada sobre incidentes.