SafeTravellers

Secure and Frictionless Identity for EU and Third Country National Citizens

 

Objetivo

Lançado em janeiro de 2024, o projeto SafeTravellers, cofinanciado pela Comissão Europeia, introduz uma solução de identidade inovadora que utiliza múltiplos dados biométricos para resolver as vulnerabilidades dos documentos de identidade tradicionais e simplificar a experiência de viagem. Ao longo dos próximos três anos, um consórcio de 23 parceiros de toda a Europa tem como objetivo desenvolver um sistema quase operacional, atingindo pelo menos o nível TRL7. O projeto centra-se nos seguintes aspetos:

  • Reforçar a segurança nas fronteiras,
  • Aumentar a produtividade das autoridades fronteiriças através de tecnologias inovadoras para a identificação exata dos viajantes e o combate à fraude de identidade a vários níveis,
  • Proporcionar uma experiência de travessia das fronteiras sem descontinuidades para os viajantes, eliminando a necessidade de paragens nos postos de controlo fronteiriços.

Impacto

O projeto SafeTravellers propõe uma nova abordagem para a identificação dos cidadãos, utilizando múltiplos dados biométricos, que complementam os documentos de identidade tradicionais. Também melhora os atuais métodos de verificação da identidade, detetando ataques ao hardware biométrico, fraudes de identidade e de documentos de viagem e tentativas de falsificação biométrica. A solução respeita as normas éticas, a conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e incorpora mecanismos de preservação da privacidade, para salvaguardar os dados biométricos dos cidadãos. O projeto introduz o Espaço Europeu de Dados Multi-Biométricos, permitindo aos Estados-Membros manter a jurisdição sobre os dados pessoais dos seus cidadãos, facilitando simultaneamente os controlos de identidade transfronteiriços sem transferir ou expor quaisquer dados biométricos.