PG-PSA
Designação: PG-PSA – Plataforma de Gestão e Planeamento de Serviços Agrícolas
Código: POCI-01-0247-FEDER-047064
Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção: Centro e Alentejo
Entidades beneficiárias: Hanner & Hanniel, Unipessoal Lda.; INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação; ALENSADO – Cooperativa Agrícola do Sado CRL; HORTAPRONTA – Hortas do Oeste, S.A.
Data de aprovação: 02-02-2021
Data de início: 26-01-2021
Data de conclusão: 30-06-2023
Custo elegível: 1.094.137,51€
Apoio financeiro da UE: 796.269,57€ (FEDER)
Plataforma de Gestão e Planeamento de Serviços Agrícolas
Objetivo
Desenvolvimento de uma plataforma web de monitorização e análise do estado de culturas em campo aberto (Tomate e Batata), não intrusiva, pensada para identificar, monitorar e reduzir a incidência de pragas e doenças. O projeto utiliza drones, equipados com sensores para realizar inspeções e reportar medições sobre a evolução do estado da cultura, bem como o recurso a técnicas de análise de dados, complementada com algoritmos de aprendizagem e técnicas de realidade aumentada.
Impacto
A plataforma irá permitir ao agricultor dispor de uma visão integrada sobre o estado da cultura, incluindo informação precisa sobre o plano de ação para mitigar o risco da incidência de pragas e doenças.
Participação INOV
O INOV, coordenador técnico do projeto, é responsável pela implementação dos métodos de analise hiperespectral, recorrendo a técnicas de Inteligência Artificial (nomeadamente Machine Learning e Deep Learning). É também responsável pelo desenvolvimento da plataforma web assente numa paradigma Analytic-as-a-service (AaaS), integradora de múltiplas tecnologias para a disponibilização de serviços de monitorização de forma não intrusiva.