PERSONA

Projeto cofinanciado pelo Programa-Quadro H2020 da União Europeia sob o contrato n.º 787123.

Aceitação de soluções de ponto de travessia sem barreiras: questões éticas, regulatórias, sociais e de privacidade

 

Objetivo

O projeto PERSONA tem como objetivo oferecer às autoridades os meios intelectuais necessários para avaliarem e selecionarem adequadamente soluções de travessia fronteiriça sem barreiras, para que o público possa confiar na sua segurança, legalidade e solidez ética.

Impacto

O PERSONA realizará uma avaliação abrangente da aceitabilidade de uma ampla gama de tecnologias de pontos de passagem sem contacto, considerando o comportamento humano, género, estruturas legais, questões de privacidade, questões sociais e risco potencial de discriminação. O método de avaliação estabelecido fornecerá informações importantes para os decisores na forma de potenciais riscos, medidas e diretrizes de mitigação, a fim de impulsionar a inovação e a implementação de futuras soluções pelas autoridades da indústria e de fronteiras.

Participação INOV

O INOV participa neste projeto com a preparação dos scanners de controlo e sensores inteligentes assim como na sua validação e testes. O INOV lidera ainda o plano de desenho e especificação do seu enquadramento para o desenvolvimento da avaliação de tecnologias de travessia sem barreiras. O INOV lidera a recolha e gestão de dados e a contribuição para standards.