Med Food TTHubs
			
			
			Este projeto faz parte do programa PRIMA apoiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia sob o contrato n.º 1931.
Hubs de rastreio e confiança para alimentos mediterrânicos
Objetivo
- Estabelecer e operar sete hubs de rastreio e confiança para formar uma rede transnacional permanente, numa plataforma única para rastreabilidade e autenticidade de produtos alimentares mediterrâneos de “valor agregado” nos países envolvidos.
 - Apoiar a implementação de práticas de rastreio ao longo de todo o canal de distribuição, da semente à prateleira, implementando um “Esquema Voluntário de Rastreabilidade (VST) de alimentos MED” como um protocolo comum para a rede.
 - Desenvolver uma plataforma Web dedicada para facilitar a operação dos hubs, compartilhando informações na cadeia de abastecimento até o consumidor, apoiando a rastreabilidade e autenticidade, e apoiando processos mais confiáveis de certificação e de controlo de qualidade.
 
Impacto
Apoio à indústria alimentar:
- Aumentar o interesse das empresas em segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
 - Promover o uso de certificados de qualidade e autenticação para matérias-primas como uma vantagem competitiva.
 - Fornecer total transparência, documentação e autenticação sobre a origem dos produtos e suas características.
 - Fornecer acesso a informações sobre os processos de produção e de transporte.
 - Permitir o rastreio completo de acordo com os padrões GS1 para uma gestão de recolha mais eficaz.
 - Utilização de informações sobre melhores práticas para integração em estratégias de marketing e de gestão de reputação.
 - Cobertura totalmente documentada, em conformidade com os requisitos dos principais retalhistas e com a legislação de segurança alimentar.
 
Participação INOV
O INOV lidera o design de software da plataforma Web. Realiza a análise de requisitos de rastreabilidade e autenticidade e o design e desenvolvimento de uma estrutura integrada para o controlo de rastreabilidade e autenticidade de produtos alimentares mediterrânicos. O INOV participa com foco em tecnologia de blockchain e participa na definição e execução dos pilotos. O INOV lidera o relatório de identificação do roteiro científico e de inovação do projeto, bem como a sua avaliação e proposta de desenvolvimentos adicionais sobre as tecnologias e inovação do projeto.