INFRASTRESS

Projeto cofinanciado pelo Programa-Quadro H2020 da União Europeia sob o contrato n.º 833088.

Resiliência de complexos industriais e infraestruturas sensíveis expostas a ameaças ciberfísicas

 

Objetivo

O projeto InfraStress aborda a segurança ciberfísca de locais e complexos industriais sensíveis e infraestruturas críticas, aumentando as capacidades de resiliência e proteção dos locais expostos a ameaças e riscos combinados de grande escala, garantindo a continuidade de operações, minimizando os efeitos em cascata na própria infraestrutura, no ambiente, em outras infraestruturas críticas e nos cidadãos nas proximidades.

Impacto

Com base em investigação anterior, o InfraStress procura oferecer uma solução de elevada maturidade tecnológica (TRL7), incluindo deteção de ameaças, consciencialização situacional, contribuições de utilizadores finais e atividades de avaliação, apresentadas em serviços acessíveis. Com soluções personalizadas integradas, o InfraStress também espera ajudar a cultivar uma cultura de participação entre todas as partes interessadas, do setor público e privado à sociedade civil e aos cidadãos.

Participação INOV

O INOV traz sua forte competência em gestão da inovação, liderando esta atividade no projeto. O INOV lidera o desenvolvimento de sistemas de deteção inteligente com base em sensores crowdsensing e na recuperação de informação das redes sociais. O INOV lidera o módulo de partilha de informação com um componente integrado de chatroome um assistente digital inteligente para interações naturais com os utilzadores. O INOV também contribui na preparação e planeamento dos pilotos e apoia o enquadramento para proteção ciberfísca dos locais e complexos industriais sensíveis.