iFLOWS

Tecnologias avançadas para digitalização e detecção de material ilícito para serviços postais e fluxos de correio expresso.

 

Objetivo

Prevenir e combater os fluxos de material ilícito e de substâncias perigosas nos serviços postais e de correio em áreas da UE é da máxima prioridade. No entanto, assegurar a eficiência, rapidez e continuidade nas tarefas de rastreio e detecção continua ainda a ser um desafio.

Actualmente, as autoridades aduaneiras, policiais e de correio envolvem uma série de sistemas de rastreio em vigor, mas ainda há muito a fazer em termos de eficácia de detecção e criação de inteligência para a identificação de riscos e ameaças. Além disso, os criminosos ou contrabandistas exploram a multiplicidade de fluxos e detectam facilmente lacunas de segurança que permitem o transporte de encomendas ou cartas dentro ou através da UE com relativa facilidade.

Para ultrapassar estas limitações, iFLOWS propõe uma abordagem única para ajudar as alfândegas, a polícia e os serviços postais/correios na prevenção e detecção de tais crimes, melhorando a prontidão operacional, aumentando a consciência da situação, reduzindo o tempo de detecção, proporcionando eficiência operacional e alcançando um desempenho de missão superior.

iFLOWS irá conceber, desenvolver, integrar, testar e validar um novo conjunto de ferramentas sinérgicas multi-camadas para melhorar as operações de extracção, rastreio e detecção de material ilícito e substâncias perigosas dentro dos fluxos postais e de correio que circulam através e dentro das fronteiras da UE.

iFLOWS trabalha sobre estes 3 blocos de construção para fornecer a) um C4I adaptado a tais operações que intensifica a preparação e cooperação entre a polícia, as alfândegas e os serviços de correio/postal, b) Inteligência melhorada em termos de ameaças, riscos e fluxos suspeitos e c) novas tecnologias de detecção (i.e. THz Scanning system e UWB Scanner) com capacidades de detecção melhoradas num grande leque de material e substâncias ilícitas, que, juntamente com a extracção avançada de características baseadas em imagens em combinação com sistemas herdados (por exemplo, Raio-X e Raman) optimizam o processo de detecção sem interromper os fluxos postais/de correio.

Participação do INOV:

O INOV desempenha um papel crucial no projeto iFLOWS, centrando-se no desenvolvimento de um sensor UWB para a deteção de passaportes electrónicos dentro de envelopes ou pacotes postais. A contribuição será um módulo com a utilização de UWB e tecnologia de aprendizagem automática para a deteção e classificação dos pacotes para produzir um evento com um objeto potencialmente ameaçador identificado para os níveis superiores do sistema iFLOWS.