HC PSI
Designação: HC-PSI – Plataforma de Serviços Inteligentes
Código: 70275
Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção: Centro
Promotor: Hope Care, SA.
Copromotores: INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação; Universidade da Beira Interior
Data de aprovação: 07-01-2021
Data de início: 04-11-2020
Data de conclusão: 30-06-2023
Custo total elegível: 861.083,12 €
HC PSI – Plataforma de Serviços Inteligentes
Objetivo
Investigar e desenvolver uma plataforma de telesaúde munida dos mais recentes avanços ao nível dos Sistemas de Apoio à Decisão que permitirá aos intervenientes no processo tomarem uma decisão mais informada quanto ao encaminhamento do doente, aumentando a eficiência das entidades.
Impacto
Pretende-se com esta plataforma que as entidades de saúde possuam um sistema tecnológico capaz de:
- Detetar com maior antecedência e com elevada precisão as exacerbações da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica;
- Comunicar ao doente o grau de risco presente;
- Avisar, caso necessário, a unidade hospitalar mais adequada da iminência de um internamento urgente.
Visão geral da plataforma
O principal objetivo deste projeto foi a criação de um sistema de apoio à decisão clínico, permitindo aos profissionais de saúde tomar decisões mais informadas relativamente à gestão de doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e melhorar significativamente a eficiência organizacional. Num esforço pioneiro para melhorar o panorama dos cuidados de saúde, a equipa do INOV desenvolveu com sucesso uma plataforma de telessaúde concebida para revolucionar a gestão da DPOC. O sistema destaca-se pela sua capacidade de detetar exacerbações da DPOC numa fase mais precoce e com maior precisão.
Componentes principais
- Previsão de sinais vitais: Este componente prevê dados de prognóstico de sinais vitais, fornecendo uma ferramenta proactiva para os profissionais de saúde anteciparem alterações no estado de saúde de um doente. Ao aproveitar a análise preditiva avançada, a plataforma INOV permite que as equipas médicas intervenham rapidamente e façam ajustes atempados aos planos de tratamento. Este módulo utiliza vários algoritmos de aprendizagem algoritmos de aprendizagem automática para efetuar as previsões.
- Cálculo da pontuação de Early Warning: Centrado na avaliação dos riscos de deterioração, este módulo calcula as pontuações de alerta precoce, permitindo que os prestadores de cuidados de saúde avaliem com exatidão a urgência da intervenção. O sistema emite alertas sempre que as medições dos sinais biométricos se desviam do intervalo permitido ou quando ocorrem alterações significativas nos valores basais, assegurando respostas atempadas a potenciais emergências.
- Deteção de Erros de Medição: O objetivo do módulo é identificar erros de medição e as variações anormais detectadas nos dados históricos do paciente, quer por falhas em sensores ou equipamentos, quer por erro humano. Este módulo verifica se as medições se enquadram num padrão possivel de ser observado pelo doente, tendo em conta o seu historial de medições de sinais vitais. O componente alerta prontamente tanto o próprio paciente como o enfermeiro responsável pelo tratamento sobre a invalidade ou a natureza questionável da informação introduzida. Ao identificar diligentemente tais anomalias, este módulo serve como um mecanismo crítico para garantir a precisão e a fiabilidade dos dados no sistema.
- Ajuste de Valores Basais: A principal função é monitorizar e ajustar de forma contínua e inteligente os valores basais do doente. Este ajuste é baseado nos registos históricos dos valores dos sinais vitais medidos pelo doente e documentados na plataforma HCAlert. O objetivo do módulo é aumentar a precisão e a eficácia do sistema de monitorização, adaptando dinamicamente os valores de referência de acordo com o historial de saúde específico do doente.
Benefícios centrados no paciente
A capacidade da plataforma para detetar precocemente as exacerbações permite aos prestadores de cuidados de saúde comunicar prontamente o grau de risco aos doentes. Ao emitir avisos e recomendações atempadas, o sistema permite que os indivíduos tomem medidas proactivas e, quando necessário, permite identificação da necessidade de hospitalização urgente, de forma a evitar potenciais crises.