BenthicLif
Estudo de comunidades fitobênticas estuarinas por Fluorescência Induzida por Laser
Objetivo
O projeto BenthicLif tem por objetivo integrar a experiência em sensorização remota ótica ativa de objetos da equipa do INOV, com o know-how da equipa do CO FCUL em investigação in situ de microfitobentos estuarinos intertidais, usando métodos de refletância espetral e fluorescência de pulso modulado.
Impacto
- Construção de um sensor de LIF-LIDAR portátil, leve e de baixo consumo de energia para investigação de micro e macroalgas. Desenvolver um software para controlo da operação do instrumento por computador e processamento preliminar dos sinais.
- Estudo e mapeamento da distribuição de biomassa do microfitobentos sobre sedimentos vasosos e arenosos do estuário do Tejo.
- Estudo dos sedimentos colonizados por diferentes macroalgas em diferentes tipos de substrato.
- Criação de um modelo fenomenológico para a estimativa do alcance do sensor de LIF-LIDAR no processo de captura de espetros de fluorescência de micro e macroalgas. A previsão do alcance será baseada nos dados experimentais obtidos anteriormente para microalgas e macroalgas (verdes, castanhas e vermelhas).
Participação INOV
O INOV tem vindo a adquirir experiência em investigação do meio ambiente com base em equipamentos optoeletrónicos modernos. Em particular, desenvolveu os métodos de deteção remota de vários fumos na atmosfera usando o Light Detection and Ranging (LIDAR). Durante a atividade conjunta com a FCUL, esta abordagem foi estendida à investigação do estado fisiológico das folhas, agulhas e microalgas e à avaliação de derramamentos de óleo na superfície da água usando LIDAR de fluorescência induzida por laser (LIF).
Projeto concluído em 2015.