APPRAISE

Melhorar a colaboração para prever e prevenir atos terroristas

Objetivo

O projeto APPRAISE visa alavancar os avanços mais recentes em análise de big data, inteligência artificial e visualização avançada para criar uma estrutura de segurança integral que irá melhorar a segurança cibernética / física e a proteção de espaços públicos, permitindo uma abordagem proativa, integrada e baseada no risco orientada para a resiliência. Essa estrutura será projetada para apoiar a colaboração público-privada e otimizar a coordenação de operações envolvendo equipas de segurança privada, operadores privados e agências policiais.

O APPRAISE oferecerá recursos para prever e identificar atos criminosos e terroristas e otimizar a colaboração operacional dos agentes de segurança antes, durante e depois da ocorrência de um incidente. Observatórios sociais, éticos, legais e de privacidade que reúnem forças policiais, operadores privados, especialistas em tecnologia, psicólogos, sociólogos e representantes da sociedade garantirão a total conformidade das ferramentas desenvolvidas com a legislação da UE em vigor e a aceitação pelos cidadãos, preparando o terreno para uma exploração bem-sucedida.

O projeto APPRAISE demonstrará suas soluções em quatro pilotos complementares: um torneio de ténis em Itália, uma tour transnacional de bicicleta com etapas na França e Espanha, uma feira internacional na Polónia e um centro comercial na Eslovénia.

Impacto

O projeto APPRAISE desenvolverá uma solução integrada de inteligência de ameaças projetada para proteger o ambiente das cidades aumentadas através de monitorização contínua e eficaz de fontes online e sensores físicos para identificar ameaças potenciais e melhorar as estratégias de proteção de alvos fáceis (como centros comerciais e estádios), preservando a liberdade dos cidadãos. Com base nos avanços mais recentes em análise de big data, inteligência artificial e visualização avançada, o projeto oferecerá recursos sem precedentes para prever e identificar atos criminosos e terroristas e melhorar a colaboração público-privada dos agentes de segurança.

Participação INOV

O INOV participa no design e na arquitetura do sistema APPRAISE, contribuindo com ferramentas para aumentar a informação disponível e a capacidade de resposta das equipas de segurança privada, operadores privados e agências policiais na monitorização de eventos que contemplem alvos.

O INOV apoia o desenvolvimento de técnicas para maximizar a informação extraída a partir de conteúdos de texto online e para detetar redes relevantes de pessoas que tenham intuitos criminais relativamente a alvos fáceis. Desenvolve ferramentas que permitam ao sistema recolher informação relevante a partir das pessoas que integrem os designados alvos fáceis ou a sua vizinhança (crowdsensing) e utilizá-la para aumentar a inteligência coletiva das autoridades envolvidas permitindo a deteção de comportamentos suspeitos, anomalias e potenciais ameaças.

O INOV lidera o conjunto de atividades do projeto que visam promover serviços de interoperabilidade e colaboração público-privados com o objetivo de proteger alvos fáceis. Neste âmbito, desenvolve ferramentas de comunicação entre os operadores e os cidadãos e irá implementar técnicas para treinar modelos de machine learning de forma descentralizada preservando a privacidade dos dados de todas as entidades envolvidas no projeto e fomentando a sua colaboração.

O INOV também participa num sub-conjunto de pilotos para validar as suas contribuições no framework do APPRAISE.