Anchise

Métodos, conhecimentos e conjunto de ferramentas para reforçar a protecção do património cultural contra o saque e o tráfico ilícito. Compreender, Prevenir, Actuar, Reparar.

Objetivo

O Anchise pretende construir uma resposta global e abrangente para responder aos desafios da protecção eficaz do património cultural na Europa, tanto para as antiguidades como para os bens culturais modernos, a fim de fornecer soluções sustentáveis e replicáveis. O seu pressuposto é que a abordagem deste tópico implica um processo ascendente, que construirá uma abordagem global e abrangente em todas as fases da análise.

Cruzando a metodologia de trabalho em rede que provou a sua eficiência no projecto H2020 NETCHER com os resultados inovadores do desenvolvimento de novas tecnologias (H2020 PREVISION, H2020 MAGNETO), Anchise criará um conjunto operacional de ferramentas aplicáveis aos contextos europeus e replicáveis em outras situações internacionais. 

O Anchise preparará o terreno com os instrumentos adequados para permitir uma integração satisfatória da protecção do património cultural no quadro europeu para as próximas décadas.

Impacto

Ao criar este ambiente favorável, o projecto centrar-se-á em quatro objectivos específicos (que correspondem a quatro actividades):

  1. Avaliar as tecnologias no – ou próximo do – mercado com métodos centrados no utilizador, a fim de ajudar a preencher a lacuna entre as tecnologias e o mercado (detecção de pilhagem, detecção de património negligenciado ou abandonado, identificação e rastreabilidade de objectos, marcação de objectos)
  2. Implementar Áreas-Piloto de Experimentação para compreender os contextos locais, sociológicos e económicos, mobilizar os intervenientes locais, formar utilizadores beta, especificar e implementar demonstrações tecnológicas, avaliar o impacto da reprodutibilidade das demonstrações
  3. Desenvolver imagens, SFS e reconhecimento 3D para melhorar a documentação e o registo de objectos, depois controlo da proveniência dos objectos e detecção de tráfico ilícito.
  4. Divulgar os resultados do projecto, envolver e aumentar as capacidades das comunidades para ajudar a colmatar a lacuna entre inovações e LEAs, museus, arqueólogos, comerciantes de arte, casas de leilões, cidadãos.

Através da integração de novas ferramentas desenvolvidas durante o projecto, Anchise fará a ponte entre as novas tecnologias e os utilizadores finais envolvidos na protecção CH, com uma utilização eficaz nas operações, e contará com uma rede de utilizadores e peritos.

A originalidade da abordagem proposta pelo Anchise assenta na ambição de ser reconhecida como a plataforma de referência para os profissionais relativamente à avaliação das tecnologias mundiais e à adopção precoce de soluções que tragam um elevado valor acrescentado e uma análise custo-benefício positiva, graças à sua integração na sociedade civil para o serviço de protecção do património.