AgriBIT
Inteligência artificial aplicada à agricultura de precisão pelo uso de GNSS e tecnologias integradas
Objetivo
O AgriBIT visa aumentar a precisão, rigor e continuidade dos serviços para fornecer melhores serviços de Agricultura de Precisão (AP) aos agricultores, levando à redução dos custos por meio da diminuição do uso de consumos (água, energia, fertilizantes, pesticidas), menores impactos ambientais e aumento do rendimento da produção . O projeto posiciona as suas inovações tanto ao nível da intervenção no campo como na captação dos efeitos da AP ao longo do tempo, explorando de forma inteligente a informação adquirida antes, durante e após a intervenção direta no campo.
Impacto
O AgriBIT desenvolve e expande algoritmos avançados de Inteligência Artificial para explorar os conjuntos de dados para recomendar ações aos agricultores, com base na história passada e no contexto presente, para facilitar sua carga de trabalho através de automação.
O AgriBIT oferece serviços operacionais (3 serviços habilitadores de GNSS, 8 serviços habilitados para GNSS) e 1 receptor GNSS de alta precisão, de origem europeia e acessível. Com 70% dos agricultores europeus ativos em operações de pequeno e médio porte, o receptor GNSS de alta precisão é uma importante contribuição tecnológica e social para a comunidade agrícola europeia. O AgriBIT oferece serviços de colaboração apoiando agricultores e consultores, mas também programadores externos para quem as interfaces estarão abertas tanto ao nível de serviço como canais para inovações avançadas de Big Data Analytics.
Participação do INOV
O INOV desempenha um papel crucial na validação técnica das ferramentas de agricultura de precisão do AgriBIT. A tarefa do INOV envolve a realização de testes abrangentes sobre os resultados técnicos, englobando infra-estruturas, serviços de plataforma e aplicações. O objetivo é melhorar a qualidade de acordo com as normas estabelecidas e as melhores práticas, incluindo as directrizes da ISO/IEC 25000. Isto inclui avaliações rigorosas da qualidade do código, a adesão às convenções de implementação de software e a manutenção de elevados padrões de documentação. O INOV utiliza ferramentas de gestão da garantia de qualidade do software, como o Sonar, para monitorizar e controlar a qualidade do software ao longo do processo de desenvolvimento. A equipa presta especial atenção à monitorização do desempenho, utilizando técnicas e ferramentas de benchmarking para melhorar o desempenho global do sistema. Os relatórios de teste gerados pelo INOV contribuem significativamente para a documentação técnica de cada versão de software dentro deste pacote de trabalho, garantindo a manutenção de padrões técnicos de alta qualidade.
O INOV, liderando o work package ” Exploitation and Dissemination towards Market Impact Generation”, conduz tarefas chave para maximizar o impacto do projeto. No âmbito da T7.1, o INOV concentra-se na formulação de uma estratégia de exploração, identificando resultados exploráveis e facilitando reuniões e workshops internos para definições de exploração conjuntas e separadas. A tarefa fornece um Plano de Exploração abrangente, garantindo a sustentabilidade do AgriBIT após o projeto. Simultaneamente, no âmbito da T7.5, o INOV lidera o desenvolvimento de um plano de disseminação integrado dirigido a diversos públicos, desde agricultores a fornecedores de soluções. Isto inclui o reconhecimento das diversas partes interessadas afectadas pelo projeto e a garantia de que a estratégia chega aos agricultores, consultores agrícolas, cooperativas agrícolas, ONGs, empresas farmacêuticas e fornecedores de soluções. O INOV coordena várias reuniões, eventos e workshops, incluindo dias abertos nos locais de pilotagem e workshops de formação para consultores de serviços, agricultores e fornecedores de soluções.