A biodiversidade, a totalidade da vida na Terra, é indiscutivelmente um dos tesouros mais preciosos do nosso planeta. Abrange a variedade de espécies, ecossistemas e diversidade genética que sustentam a vida tal como a conhecemos. Além disso, a importância da biodiversidade para a União Europeia (UE) não pode ser subestimada, uma vez que serve como alicerce das metas e políticas de desenvolvimento sustentável da UE.

A UE reconhece a significância crítica da biodiversidade, uma vez que esta sustenta a vida na Terra, fornece serviços ecossistémicos essenciais e apoia vários aspetos do bem-estar humano. No entanto, a contínua investida de atividades humanas insustentáveis resultou numa impressionante queda de 60% na população global de espécies selvagens nas últimas quatro décadas, colocando aproximadamente um milhão de espécies em risco de extinção.

Para enfrentar esta crise urgente, a UE delineou uma estratégia abrangente no âmbito do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia da UE para a Biodiversidade até 2030. Estas iniciativas enfatizam a urgência de intensificar os esforços de investigação e inovação. O objetivo é claro: restaurar a biodiversidade da Europa até 2030. Alcançar este objetivo exige aproveitar o poder da investigação e inovação para atingir as metas políticas e desenvolver soluções holísticas baseadas na natureza.

O INOV, um instituto distinto de investigação e desenvolvimento, encontra-se na linha da frente da luta pela preservação e compreensão da biodiversidade. O nosso compromisso é exemplificado através da nossa participação ativa em projetos financiados pela UE no âmbito do Horizonte 2020, nomeadamente AgriBIT, MedFoodTTHubs e TRUSTyFOOD. Estas iniciativas estão na vanguarda da abordagem de questões críticas, como o impacto das práticas agrícolas, o aprimoramento dos sistemas alimentares do Mediterrâneo e a melhoria da rastreabilidade e segurança alimentar.

Com um legado de investigação em biodiversidade e tecnologia de ponta ao nosso dispor, monitorizamos e deciframos continuamente padrões e mudanças na biodiversidade. O nosso compromisso vai além da investigação, pois sensibilizamos ativamente através de workshops, programas educacionais e participação em eventos do setor.

Além disso, em Portugal, o INOV tem orgulho no desenvolvimento do sistema de monitorização remota para grandes áreas CICLOPE, usado na prevenção de incêndios florestais pela Proteção Civil e pela Guarda Nacional Republicana. Esta ferramenta coloca a tecnologia de ponta ao serviço da proteção do território português e da sua biodiversidade.

A dedicação inabalável do INOV à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável estende-se ao futuro. Estamos preparados e comprometidos em participar ativamente em futuros projetos e iniciativas europeus que estejam alinhados com a nossa missão de preservar e compreender a biodiversidade. Com um histórico de colaborações bem-sucedidas e uma vasta experiência, o INOV está pronta para enfrentar os desafios prementes da perda de biodiversidade, das alterações climáticas e da sustentabilidade ambiental.

À medida que novas oportunidades surgem no horizonte, o INOV mantém-se firme na busca de soluções inovadoras e na cooperação internacional, assegurando a proteção do precioso património natural do nosso planeta para as gerações futuras.