O INOV participou no lançamento do projeto europeu MARISA – Maritime Integrated Surveillance Awareness, entre os dias 17-19 de maio em Roma.
O projeto MARISA propõe a criação de uma ferramenta colaborativa de fusão de dados para as forças de segurança que atuam no panorama marítimo com o objetivo de mais eficazmente partilhar informação, identificar potenciais situações de risco e melhorar as capacidades de reação e tomada de decisão.
Enquanto infraestrutura tecnológica, o INOV contribui neste projeto com a sua experiência e know-how no desenvolvimento de aplicações de vigilância que utilizam Inteligência Artificial e algoritmos de machine learning e data mining para o contexto marítimo. O INOV focará assim a sua participação na deteção de padrões comportamentais dos navios e de anomalias que indiquem potenciais situações de ilegalidade ou infração.
O projeto envolve 22 parceiros de nove países europeus e responde à necessidade atual de uma segurança marítima efetiva que requer a integração de ferramentas que permitam combater diferentes cenários como os fluxos de migração ilegal, o tráfico humano, o terrorismo, a pirataria ou o tráfico de armas e drogas.