No passado dia 4 de julho, durante o Encontro Ciência 2024 realizado na Alfândega do Porto, foi atribuída ao Professor José Tribolet, fundador do INESC, a Medalha de Mérito Científico, numa cerimónia que galardoou oito personalidades ligadas à investigação científica.
Nos agradecimentos que partilhou com os vários institutos, o Professor Tribolet afirmou que aceitou esta distinção “em nome da todos os investigadores e demais colaboradores dos INESCs que desde 1980 têm produzido Ciência, Tecnologia e Serviços Avançados, contribuindo de forma marcante para o progresso de Portugal, quer no quadro internacional, quer nos diversos contextos nacionais de maior relevância”.
Nas palavras do Professor Arlindo Oliveira, atual Presidente do INESC, esta medalha “reconhece a importância do Prof. José Tribolet no desenvolvimento da ciência e da investigação em Portugal, desde o início da década de oitenta do século passado até aos nossos dias, que muito contribuiu para a instituição que o INESC é atualmente”.
Os prémios foram entregues por Madalena Alves e Francisco Santos, Presidente e Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, respetivamente.
Os galardoados são:
- Catarina Resende de Oliveira, da Universidade de Coimbra
- Elvira Fortunato, da Universidade NOVA de Lisboa
- João Rocha, da Universidade de Cambridge
- José Tribolet, do Instituto Superior Técnico
- Manuel Carrondo, da Universidade NOVA de Lisboa
- Maria Manuel Mota, do Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular
- Mónica Bettencourt-Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciência
- António Damásio, da Universidade do Sul da Califórnia
O INOV e os outros institutos do INESC já tinham estado em destaque durante este Encontro Ciência 2024, através da discussão no painel “Cuidados Inteligentes: a ponte entre a IA e os Sistemas de Saúde segundo os avanços realizados nos INESCs”.