O INOV esteve no Centro de Experimentação Operacional da Marinha Portuguesa (CEOM) a testar a tecnologia desenvolvida para o projeto FIBERMARS, um sistema inovador de Distributed Acoustic Sensing (DAS) com aplicações promissoras na vigilância subaquática e na defesa marítima.

Estes ensaios integram-se na fase de validação da tecnologia em cenários operacionais reais e visam avaliar a sua eficácia em ambientes subaquáticos. O projeto FIBERMARS recorre à retrodispersão Rayleigh induzida por laser em cabos de fibra ótica para detetar ondas acústicas, com o objetivo de aumentar a longevidade funcional dos sistemas e reduzir custos operacionais.

A estreita cooperação entre o INOV e a Marinha Portuguesa enquadra-se num esforço conjunto para explorar e validar tecnologias inovadoras com aplicação operacional. O CEOM é um centro de excelência para o desenvolvimento e experimentação de sistemas marítimos não tripulados (MUS) e tecnologias emergentes (EDT), atuando em articulação com entidades nacionais e internacionais.

O projeto FIBERMARS é desenvolvido por um consórcio europeu liderado pela empresa grega SATWAYS em parceria com o INOV e outros parceiros estratégicos, incluindo a AP SENSING GMBH e o Bundeswehr Technical Center (Alemanha) e o National Observatory of Athens (Grécia).