No próximo sábado, dia 29 de junho, a Presidente do Júri, Profª Isabel Ribeiro, subirá ao palco na sessão de encerramento das Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico para realizar a entrega dos diplomas da edição 2023 do Prémio Luís Vidigal.
O evento será novamente realizado no Técnico Innovation Center, localizado no Arco do Cego, um espaço que se tem afirmado como um núcleo de inovação e engenharia.
Este ano, a edição do Prémio Luís Vidigal será concedida ex-aqueo a dois trabalhos distintos, refletindo a excelência e a diversidade das investigações realizadas. Os vencedores são:
- Inês Alves Ferreira, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo seu trabalho intitulado “Parallelization of the Kaczmarz Algorithm“.
- Pedro Gonçalo da Silva Faria, Mestre em Engenharia Eletrónica, pelo seu trabalho intitulado “Scalable Coil Sensors Readout for Eddy Current Testing Array Probes“.
Após receberem os respetivos diplomas, ambos os vencedores terão a oportunidade de apresentar as suas teses, partilhando com o público os detalhes e implicações das suas pesquisas.
O Prémio Luís Vidigal, criado em 2000 em homenagem ao estimado professor, tem como objetivo galardoar anualmente mestres do IST autores de Dissertação de Mestrado que reúnam as melhores características científicas, de inovação e qualidade em temas enquadrados nas áreas científicas da Engenharia Eletrotécnica, Informática e de Computadores.
Fernando Moreira, Presidente do INOV, continua a integrar a Comissão de Gestão do Prémio, juntamente com o Professor Luís Miguel Silveira, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IST.
Até à data, realizaram-se 23 edições, premiando 32 de entre 275 candidatos, com um total de 100 mil euros.
Este evento não só celebra a memória do Prof. Luís Vidigal, mas também incentiva a contínua busca pela excelência e inovação entre os futuros engenheiros.