Projeto Med Food TTHubs foca tecnologia blockchain para a indústria alimentar

O projeto Med Food TTHubs arrancou em abril com o objetivo de apoiar a indústria alimentar através da implementação e operação de uma rede transnacional de hubs de rastreio e confiança (Tace & Trust Hubs) para produtos alimentares mediterrâneos. Com a rede, o projeto pretende apoiar a indústria através da partilha de informação ao longo de toda a cadeia de abastecimento, até ao consumidor, numa única plataforma eletrónica. Desta forma, os consumidores poderão rastrear os produtos e verificar a sua autenticidade, assim como atestar os processos de certificação e de controlo de qualidade realizados.

Neste projeto, o INOV lidera o design de software da plataforma eletrónica, realizando a análise de requisitos de rastreabilidade e de autenticidade, assim como o design e desenvolvimento de uma estrutura integrada, com especial enfoque na articulação de tecnologias blockchain a incluir.

“Dada a elevada complexidade das cadeias de valor no setor agroalimentar, da sua vital importância para a sociedade e da dependência crescente dos sistemas de informação que as suportam, a sua segurança é um aspeto chave.O contributo do INOV neste setor, com a aplicação da tecnologia blockchain, permitirá melhorar a segurança da informação e tem potencial de ser adaptada a outras cadeias de valor com características semelhantes.”

(Nelson Escravana, Diretor de Comunicações e Cibersegurança no INOV)

O projeto Med Food TTHubs conta com nove parceiros de sete países (Grécia, Egipto, Jordânia, Portugal, Tunísia, Itália e Espanha).

Este projeto faz parte do programa PRIMA apoiado pela União Europeia.