INOV coordena projeto ENSURESEC para proteção do sistema de e-commerce no Mercado Único Digital

O projeto ENSURESEC, coordenado pelo INOV e iniciado em junho, tem como objetivo proteger o sistema de comércio eletrónico através do desenvolvimento de um kit de ferramentas automático, rigoroso, distribuído e em código aberto.

O projeto integra ferramentas de raciocínio indutivas (aprendizagem automática) e indutivas (métodos formais) e técnicas para proteção por design das operações de comércio eletrónico, bem como por medidas contínuas de monitorização, resposta, recuperação e mitigação.

Com foco nos desafios do Mercado Único Digital europeu, o projeto ENSURESEC desenvolve-se em três eixos:

  • Prevenção e Resposta: segurança de interface de sistemas e resposta adequada aos utilizadores e parceiros afetados
  • Monitorização e mitigação: ao nível da aplicação e da rede para aumento da resiliência contra ameaças conhecidas e desconhecidas
  • Consciencialização e formação: aumentar a consciência dos cidadãos para potencias ameaças de segurança em sistemas de comércio eletrónico e para formas de as evitar.

O ENSURESEC é um projeto cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia. O projeto tem um investimento global de € 9 230 681,25, dos quais € 7 701 519,75 correspondem a financiamento europeu. O consórcio é constituído por 22 parceiros de 14 países europeus. Mais informação sobre o projeto em www.ensuresec.eu