Soluções de Monitorização

voltar

A Área Estratégica de Monitorização, Navegação e Controlo (AMNC) agrega as competências do INOV em matéria de Monitorização Remota, Navegação Assistida e Sistemas de Controlo, exercendo ações ao nível da Investigação Aplicada, Consultoria, Conceção e Desenvolvimento de Sistemas.

As áreas de actividade referidas adquiriram uma consolidação tecnológica nos Centros de Transferência de Tecnologia do INESC, Centros esses criados com o apoio do PEDIP II no início da década de 90. É pois aí que se encontra a génese da Área de MNC. Durante mais de duas décadas, foram desenvolvidos vários projetos relevantes, com forte impacto institucional e nacional, conjuntamente com atividades de I&DT para empresas. De realçar os Sistemas MONICAP e CICLOPE, sistemas esses que pelo seu cariz permanecem ainda residentes no INOV, garantindo-se assim o seu desenvolvimento continuado, e mais importante, fixando recursos e conhecimento nas áreas associadas a estes sistemas.

Os principais setores de atividade para os quais a Área de MNC se orienta são o Setor Público, nomeadamente os associados ao Ambiente, Florestas, Proteção Civil, Agricultura e Pescas e Forças de Segurança, através do fornecimento de soluções de Monitorização e Controlo Remoto.

O Setor dos Transportes, marítimos, aéreos e terrestres, mantém uma atividade significativa, quer pelo fornecimento de soluções, quer pela participação em projectos de I&DT e Demonstração, com forte ligação à Agência Espacial Europeia.

As preocupações atuais com aspetos relacionados com o ambiente, segurança e fogos florestais, proporcionam à AMNC oportunidades de consolidação do seu conhecimento, e busca de soluções inovadoras.



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal