Sistemas Complexos

voltar

O INOV constituiu a equipa multidisciplinar da unidade de sistemas complexos tendo como principal objectivo dar resposta à recorrente necessidade de resolução de problemas de cariz não linear levantados pelos seus clientes.

Esta unidade de investigação tem vindo a abordar os grandes desafios colocados através de uma abordagem unificada que conjuga a computação com modelos dinâmicos de cariz vincadamente evolutivo. Esta técnica permite explorar soluções frequentemente inalcançáveis através dos métodos tradicionais. Das diversas ferramentas aplicadas convém destacar as baseadas em sistemas multiagente e natural computing.

Os serviços disponibilizados dirigem-se sobretudo à resolução de problemas com elevada complexidade, muitas vezes intratáveis, e à identificação de soluções ousadas onde as ferramentas aplicadas são usadas como agentes facilitares. Dos sectores que mais têm recorrido aos nossos serviços destacamos a Saúde (processamento de sinal), a Banca (credit scoring e otimização) e Transportes (otimização e planeamento automático de frotas e escalas).

De salientar que o INOV possui uma metodologia própria, assente na convergência multidisciplinar dos diversos elementos. Sempre que um determinado problema exija conhecimentos não residentes nos quadros atuais do INOV ou na equipa de investigação serão imediatamente acionados os mecanismos no sentido de identificar os elementos com as competências adequadas, quer nacionalmente, quer internacionalmente.

.



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal