Comunicações

voltar

A área estratégica de Comunicações tem competências muito diversificadas, nomeadamente no desenvolvimento de aplicações, serviços e plataformas, assim como na gestão, operação e assistência técnica a sistemas na área das telecomunicações.

Têm sido desenvolvidos projetos de média e grande dimensão para empresas nacionais e internacionais líderes em telecomunicações, o que possibilitou adquirir tecnologia nas áreas de comunicações delicadas de voz e dados, Redes Digitais com Integração de Serviços (RDIS), concentradores e multiplexers digitais para centrais de comutação, redes locais sem fios, redes móveis GSM/GPRS e UMTS, redes de banda larga e tecnologias IP / Internet.

Esta Área Estratégica tem igualmente elevadas competências em tecnologias da fala, desenvolvendo sistemas inovadores nesta área para empresas nacionais, com especial ênfase na síntese e reconhecimento automáticos da língua portuguesa, e mantendo uma filosofia de Concepção Universal para dar resposta, também, à comunidade de utilizadores com necessidades especiais.

Outras vertentes da atividade incluem o desenvolvimento de equipamento terminal e unidades de interfuncionamento para diferentes redes de acesso.

A Área de Comunicações tem igualmente participado em vários projetos Europeus do programa IST na área de redes IP com Qualidade de Serviço, Transmissão de MPEG em redes IP com e sem fios, redes PLC, redes móveis e sem fios, e ainda redes de sensores.

A transferência de know-how através de ações de consultoria técnica especializada para operadores e fabricantes de equipamentos de telecomunicações, assim como atividades de formação avançada, é ainda outra das atividades desta Área.

Referências



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal