Desenvolvimento de Produto

voltar

A actividade de desenvolvimento de produto no INOV nasceu da necessidade de dispor internamente de capacidade de transformar os protótipos desenvolvidos no âmbito de projectos em produtos replicáveis e comercializáveis. A actividade assumiu uma importância ainda mais elevada tendo em conta a escassez de oferta deste tipo de serviços em Portugal, nomeadamente na área da electrónica. Esta actividade envolve diversas tarefas que estão necessariamente interligadas para se atingir o objectivo e que podem ser agrupadas nos conjuntos seguintes:

 

 CAD para Electrónica   

Com uma experiência de vários anos de trabalho com o pacote Menthor Graphics®, o INOV reúne uma equipa que se especializou no desenho de placas de circuito impresso (P.C.I.s) para utilização nos projectos que envolvem desenvolvimento e/ou integração em electrónica. 

Dado o número elevado de solicitações externas, o INOV passou a disponibilizar um serviço profissional de desenho de CAD para electrónica, sobretudo para clientes que tenham necessidade de produzir placas de grau de dificuldade elevado, com a confiança de um trabalho desenvolvido com qualidade.

 

 Industrialização

A passagem de um protótipo funcional para um produto passível de ser reproduzido em massa envolve, entre outros, a procura e escolha de componentes e materiais que melhor se adequam às necessidades produção, quer em termos de funcionalidade, quer em termos económicos; a capacidade de caracterização completa do produto nas suas várias componentes (mecânica, electrónica, software) e a capacidade da produção de documentação que contenha a informação necessária para a produção do produto.

O INOV conta hoje com uma equipa que partindo da sua experiência, desenvolveu as competências e a coordenação necessária para garantir a execução destas actividades com vista a uma produção com qualidade ao mais baixo custo.

 

 Testes Laboratoriais

As exigências cada vez maiores da Comunidade Europeia no grau de qualidade dos produtos comercializados no espaço europeu, obrigou os fabricantes a terem uma preocupação cada vez maior no cumprimento das normas em vigor.

Em sintonia com esta preocupação, o INOV desenvolveu capacidade in-house de teste que vai desde a simples avaliação da funcionalidade de um componente, até a testes de pré-certificação.

Para isso, o INOV conta com um laboratório central, equipado com o equipamento necessário a testes eléctricos e funcionais básicos e com uma sala de testes capaz de aferir a robustez do equipamento quanto a questões ambientais (índice de protecção, nevoeiro salino, temperatura e humidade), compatibilidade electromagnética E.M.C. (emissão e imunidade, conduzida e radiada, descargas electroestáticas e picos de tensão) e segurança eléctrica.



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal