SECUR-ED

voltar

 O projeto SECUR-ED (Secured Urban Transportation - A European Demonstration: http://www.secur-ed.eu/) financiado pelo 7º Programa Quadro da União Europeia e concluído em Setembro de 2014.

Teve por objetivo de criar e demonstrar um conjunto de ferramentas para melhorar a segurança dos transportes públicos urbanos. O SECUR-ED teve por rationale a melhoria da segurança dos transportes Europeus com recurso ao desenvolvimento de soluções modulares validadas através de 10 demonstradores de grande escala.

O projeto dedicou-se a criar uma arquitetura genérica (tendo por base os princípios de Systems of Systems) e uma linguagem de interoperabilidade, bem como a descrição de ferramentas e orientações para a modelação e simulação de ameaças especificas.

Um conjunto de melhores praticas, procedimentos, formação, hardware e software foram integrados em infraestruturas de transportes existentes de dimensões e topologias muito distintas. Demonstrando assim a aplicabilidade das soluções criadas à realidade Europeia.

O INOV liderou a componente de cibersegurança, desenvolvendo e demonstrando um inovador sistema de detecção de intrusão destinado a sistemas industriais, e neste caso especificamente aos sistemas de transportes públicos urbanos. O sistema tendo por base a tecnologia BPIDS (patente WO 2014060964) permite a detecção de novas ameaças à segurança dos sistemas e processos que suportam os operadores de transportes públicos urbanos.

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal