Localização de Contentores

voltar

In Loc é um sistema de localização, identificação e comunicação com contentores em zona de operação portuária. 

Os pequenos portos com operação de tráfego de mercadorias portuárias sofrem de falta de sistemas de localização e controlo de contentores. O objetivo do projeto InLocIdCom foi o desenvolvimento e a demonstração de um sistema de localização, identificação e comunicação com contentores em zona de operação portuária, de baixo custo, autónomo e sem recurso a GPS.

O sistema desenvolvido é composto por vários componentes: “Nós”, “Tags”, rede de comunicação e Centro de Controlo. Todos esses componentes tiveram que ser desenvolvidos à medida com especial ênfase para:

› Rede de comunicação (com particularidades específicas como: auto-organizada e funcionamento em “mesh”);

› Algoritmos de posicionamento (complexos devido à natureza do ambiente adverso). 

No centro de controlo são disponibilizadas funcionalidades que permitem visualizar a localização dos contentores, movimentos, alertas, lista de carga e sensores (ex. selo de porta). 


Enquadramento

Os principais problema(s)/necessidade(s) que se colocam às empresas que trabalham no sector de transporte de contentores prendem-se com o problema mais vasto da organização, logística e segurança.

A situação actual nos portos é marcada pelo desconhecimento da localização e conteúdo dos contentores, nomeadamente nos nós de transporte logístico, bem como na maioria dos portos. Esta falta de controlo tem impacto negativo em termos de custos, transporte e eficácia no transporte logístico, bem como na perspectiva de segurança e respectivos custos com seguros.

O problema da eficiência, em tempo, no transporte logístico e custos de transferência, assume principal preponderância no mundo global com o afastamento dos meios produtivos dos respectivos mercados. Assim existe um enorme hiato de informação e tempo despendido em relação à mercadoria transportada em todos os nós e plataformas intermodais, conduzindo a consideráveis perdas de eficiência em todo o processo da cadeia logística.

O impacto da falta de meios simples de localização e catalogação da carga aumenta drasticamente os tempos e custos operacionais de qualquer encaminhamento de cargas em nós ou plataformas logísticas. Ex. uma necessidade de tornar esta operação mais controlada em tempo/custo via aumento de eficiência pelo uso de tecnologia que permita a localização, identificação e comunicação.

 

Sistema InLoc

O Projecto In-LocIDCom visa desenvolver e demonstrar um sistema de Identificação, Localização e Comunicação (sistema InLoc) entre contentores de carga com um centro de monitorização e controlo que suporte as operações em porto, conhecendo localização dos contentores e conteúdo.

O resultado final será a integração do sistema e demonstração pública no espaço do Porto de Lisboa. O projecto conta com a colaboração activa da APL e Transinsular como utilizadores finais e como conhecedores do negócio, conta com a colaboração da JCANAO com experiência de sistemas de informação para a área dos Portos, e do ISQ e IST em áreas específicas do seu conhecimento.

 

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal