Med Food TTHubs

voltar

Trace & Trust Hubs for MED food

Objetivos do projeto    

> Estabelecimento e operação de sete hubs de rastreio e confiança para formar uma rede transnacional permanente, numa plataforma única para rastreabilidade e autenticidade de produtos alimentares mediterrâneos de "valor agregado" nos países envolvidos.    

> Apoiar a implementação de práticas de rastreio ao longo de todo o canal de distribuição, da semente à prateleira, implementando um "Esquema Voluntário de Rastreabilidade (VST) de alimentos MED" como um protocolo comum para a rede.

> Desenvolvimento de uma plataforma Web dedicada para facilitar a operação dos hubs, compartilhando informações em toda a cadeia de abastecimento até o consumidor, apoiando a rastreabilidade e autenticidade, e apoiando processos mais confiáveis de certificação e de controlo de qualidade.

Objetivos do INOV

O INOV lidera o design de software da plataforma Web. Realiza a análise de requisitos de rastreabilidade e autenticidade e o design e desenvolvimento de uma estrutura integrada para o controlo de rastreabilidade e autenticidade de produtos alimentares mediterrânicos. O INOV participa com foco em tecnologia de blockchain e participa na definição e execução dos pilotos. O INOV lidera o relatório de identificação do roteiro científico e de inovação do projeto, bem como a sua avaliação e proposta de desenvolvimentos adicionais sobre as tecnologias e inovação do projeto.  

Atividades e resultados alcançados/esperados

Apoiar a indústria alimentar:     

> Aumentar o interesse das empresas em segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.     

> Promover o uso de certificados de qualidade e autenticação para matérias-primas como uma vantagem competitiva.     

> Fornecer total transparência, documentação e autenticação sobre a origem dos produtos e suas características.     

> Fornecer acesso a informações sobre os processos de produção e de transporte.     

> Permitir o rastreio completo de acordo com os padrões GS1 para uma gestão de recolha mais eficaz.     

> Utilização de informações sobre melhores práticas para integração em estratégias de marketing e de gestão de reputação.     

> Cobertura totalmente documentada, em conformidade com os requisitos dos principais retalhistas e com a legislação de segurança alimentar.

 

 

PRIMA          EU

Este projeto faz parte do programa PRIMA apoiado pela União Europeia.

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal