CICLOPE

voltar

O CICLOPE é um sistema de televigilância desenvolvido por uma equipa de investigadores do INOV, altamente experiente no projecto de sistemas de monitorização e controlo remoto.

O CICLOPE é um sistema de televigilância desenvolvido por uma equipa de investigadores do INOV, altamente experiente no projecto de sistemas de monitorização e controlo remoto. O sistema CICLOPE cobre actualmente cerca de 1.300.000 hectares do território de Portugal continental.

Pelas características dos equipamentos que utiliza, o CICLOPE permite monitorizar remotamente grandes áreas a um custo por hectare bastante reduzido. A utilização simultânea ou individual de câmaras de vídeo da gama do visível e dos infra-vermelhos, assim como LIDAR, permite efectuar observações diurnas e nocturnas com praticamente todas as condições de tempo.

O sistema CICLOPE foi concebido para poder funcionar em qualquer local, dispondo de sistemas de fornecimento de energia e comunicações completamente autónomos.

As câmaras e todo o equipamento associado, nomeadamente os sistemas de posicionamento e controlo, são instaladas em torres denominadas TVAD (Torres de Vigilância e Aquisição de Dados). 

Uma instalação CICLOPE é formada por várias TVAD e  por um  Centro  de Gestão  e Controlo  (CGC). É a partir do CGC que todas as TVAD são controladas e à qual chegam todas as imagens captadas pelas câmaras. O CGC dispõe de uma poderosa aplicação de controlo, com algumas funcionalidade inovadoras, patenteadas pelo INOV, inovações essas que permitem uma utilização prática e intuitiva do sistema.

Todo o sistema funciona sobre IP, desde a captação de imagens até à sua visualização e processamento, o que garante um desempenho excepcional, expansibilidade ilimitada e a utilização de qualquer meio de comunicação digital (Micro-ondas, GPRS/UMTS, fibra-óptica, etc.) 

Para aumentar o leque de opções, o CICLOPE pode ser fornecido com estações de dados meteorológicos, sistemas de segurança dos equipamentos e instalações, localização de pessoas e viaturas, e sistemas de detecção automática, tudo integrado numa única aplicação informática.

A sua concepção baseada no conceito cliente/servidor, permite que as TVAD sejam controladas a partir de diferentes locais, como por exemplo a partir de um Quartel de Bombeiros, Protecção Civil, Ponto de Polícia etc.

O INOV numa aposta clara na área de videovigilância vem desenvolvendo novas funcionalidades, de que é exemplo o sistema de detecção automática de incêndios, intrusão, controlo de tráfego e comportamentos suspeitos.

Para um correcto dimensionamento e projecto dum sistema CICLOPE, o INOV desenvolveu ferramentas de planeamento específicas, com as quais se podem efectuar simulações e testar soluções, permitindo assim escolher para cada caso os melhores locais e equipamentos.

 

Aplicações:

 Vigilância Florestal

 Vigilância Urbana

 Vigilância de Fronteiras

 Vigilância de Costa

 Controlo de Acessos e Intrusão

 Controlo de Tráfego

 Prevenção   

 

Veja Também

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal