EGNOS Navigation Terminals

voltar

No âmbito do programa ARTES 9 da ESA (Agência Espacial Europeia) existe o projecto EGNOS Navigation Terminals

No âmbito do programa ARTES 9 da ESA (Agência Espacial Europeia) existe o projecto EGNOS Navigation Terminals, com o objectivo de desenvolver um produto comercial demonstrador para a comunidade de utilizadores e pronto a ser comercializado.

O projecto em desenvolvimento é liderado pela MAN Technologie AG, com a participação da ViCon Engineering GmbH e INESC/INOV. A Vicon detém a responsabilidade sobre o circuito do receptor EGNOS e o INOV tem a responsabilidade de desenvolvimento e industrialização dos terminais de navegação, para o segmento marítimo (Maritime Terminal Chartplotter), para o segmento terrestre (Farming Terminal) e Unidade de teste e diagnóstico (System Test Terminal) para armazenamento e análise dos valores medidos no sistema de recepção.

O Projecto EGNOS está próximo da conclusão da 1ª fase, em que protótipos laboratoriais demonstrarão as principais funções de navegação e teste.

O Sistema EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Services), no âmbito do GNSS-1 (Global Navigation Satellite System) utiliza dados provenientes dos sistemas GPS e GLONASS que, em conjunto com informação diferencial enviada por intermédio de estações terrenas, permite o fornecimento de serviços com maior rigor e integridade.

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal