GALA

voltar

GALA - Galileo  Overall Architecture Project

O Projecto Europeu GALA foi o estudo prévio da arquitectura global do sistema Galileo, realizado por várias empresas e institutos na Comunidade Europeia (CE), para a ESA (Agência Espacial Europeia).

O Sistema Galileo (GNSS-2) é o sistema de Navegação por Satélite liderado pela Europa. O sistema irá fornecer dados de posicionamento e tempo, com cobertura global.

O Sistema Galileo vai oferecer diferentes níveis de serviço, para utilizadores profissionais, para o mercado de massa, para aplicações de emergência e salvamento e aplicações de segurança. Os serviços oferecidos serão diferenciados pela localização para uma base global, regional ou local.

O sistema Galileo é dividido na componente global e regional que inclui o segmento espacial (compreendendo satélites MEO e satélites GEO), o segmento terrestre composto por estações terrenas para aumento de desempenho e o segmento do utilizador.

Este sistema irá integrar o anterior Sistema Europeu GNSS-1 (Global Navigation Satellite System), EGNOS (European Geostationary Overlay Services) juntamente com os sistemas existentes de modo a formar terminais híbridos incorporando outros sensores.

A participação do INOV situou-se ao nível do equipamento terminal, em termos de análise de requisitos e do conceito funcional do receptor de navegação, no segmento de mercado mass-market. Para cada tipo de aplicação foi realizada uma análise de custo, desempenho e comparação com os receptores GPS em termos tecnológicos e potencial.

 

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal