RAMATI

voltar

Ramati (RApid MaNufacturing of Titanium IMplants)

Através do projecto RAMATI, o INOV consolidou conhecimento no desenvolvimento de uma nova técnica para o fabrico de próteses e implantes metálicos e metalo-cerâmicos para aplicações dentárias e em cirurgia craniofacilomaxial baseada em deposição assistida por laser.

Este foi um projecto tipo STREP do 6º programa-quadro comunitário de apoio, a 3 anos, envolvendo 13 entidades e no qual o INOV foi líder.

Os materiais utilizados foram essencialmente titânio, ligas de titânio e ligas crómio-cobalto, mas o projecto comportou também uma tarefa de desenvolvimento de novos materiais especialmente concebidos para esta aplicação e adaptados a esta tecnologia de fabrico.

Além disso o INOV desenvolveu, construiu e testou um protótipo do equipamento de deposição baseado num laser de CO2, desenvolveu métodos de deposição apropriados aos diferentes materiais e às formas típicas das aplicações em vista e produziu amostras para caracterização pelos outros parceiros envolvidos. Esta importante participação permite agora ao INOV colaborar e transferir conhecimento e tecnologia para outros parceiros no desenvolvimento de metodologias de deposição apropriadas para as diferentes aplicações e do software necessário para operar os equipamentos.

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal