360S: Sistema Inovador de Treino - Mais um exemplo de sucesso

voltar

Um exemplo de sucesso, desenvolvimento e transferência tecnológica 

O INOV INESC INOVAÇÃO (INOV, www.inov.pt) foi contactado em 2013 pela empresa 360S para desenvolver um sistema inovador de treino para jogadores de futebol. O objetivo da 360S era criar um produto próprio, acima do Estado da Arte e protegido por patente(s). 

O INOV apresentou um conjunto de soluções tecnológicas que, pelo seu grau de inovação, permitiram a assinatura de um contrato de I&DT com o objetivo de estudar, desenhar, desenvolver a Tecnologia e garantir a proteção da Propriedade Intelectual (PI) e Transferência da Tecnologia para a 360S. 

O desenvolvimento da máquina de treino, também designada por 360S, contou com o apoio do Sport Lisboa e Benfica. A primeira máquina comercial foi produzida em 2014 e encontra-se atualmente em utilização no Centro de Estágio do Clube no Seixal (cf. figura).  

Este projeto é um exemplo de sucesso e uma prova de como é possível criar, em tempo útil, produtos tecnológicos inovadores recorrendo a Know-how nacional e a uma equipa multidisciplinar especializada que esteve presente em todas as etapas necessárias para a realização do 360S:   

 

Identificação da oportunidade; 

Pesquisa e escolha de soluções tecnológicas; 

Proteção da PI (definição e desenvolvimento de portefólio de PI neste caso com recurso a um terceiro parceiro especializado); 

Identificação de parceiros e fornecedores adequados; 

Desenho, desenvolvimento e teste do sistema; 

Produção da documentação de suporte, incluindo para transferência da tecnologia; 

Instalação do primeiro sistema; 

Acompanhamento da primeira instalação; 

Validação do desenvolvimento e entrada em exploração. 

 

Num período em que é expectável que, a qualquer momento, sejam disponibilizadas linhas de financiamento vocacionadas para a I&DT e Inovação no âmbito do Portugal 2020, resulta oportuno para as empresas e empreendedores apostar na criação de produtos, sistemas ou serviços inovadores e recorrer a Infraestruturas de I&DT como o INOV. Estas parcerias são uma importante chave para o sucesso neste tipo de desenvolvimentos, não só pela complementaridade de valências das entidades envolvidas como do potencial acesso a redes de conhecimento em diferentes áreas que as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional proporcionam.

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal