CICLOPE instala Torre de Acompanhamento Remoto de 82 metros

voltar

Na passada semana foi oficialmente concluída a instalação do Sistema CICLOPE no distrito de Bragança.

Este projeto resultou de um contrato assinado em 8 de junho entre o INOV e a CIMTTM – Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes como consequência do procedimento de Concurso Público para o fornecimento de um “Sistema de Vigilância e Apoio à Decisão Operacional”.

Com este sistema, composto por apenas 3 Torres de Acompanhamento Remoto (TAR), foi possível expandir a cobertura do sistema CICLOPE ao distrito de Bragança, permitindo assegurar a cobertura de 6 dos 18 distritos que compõem o território Nacional continental. Esta instalação na serra da Nogueira inclui a torre CICLOPE mais elevada instalada até à data, com 82m de altura.

Desde o início de julho que estas 3 novas TAR estão disponíveis para operação no Centro Distrital de Operações e Socorro CDOS – Autoridade Nacional da Proteção Civil e no Comando Territorial da GNR de Bragança, possibilitando o acompanhamento das ocorrências na região e o apoio à decisão no combate de forma significativamente mais eficiente, com resultados positivos já comprovados.

Entretanto, o avanço do CICLOPE em território nacional continua: foram já iniciados os trabalhos de instalação da 1º fase do projeto de fornecimento do SARADO - Sistema de Acompanhamento Remoto e Apoio à Decisão Operacional, resultante de outro procedimento de Concurso Público para a CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Este projeto, composto por 17 novas TAR nos Distritos da Guarda e Castelo Branco, deverá ter os primeiros resultados operacionais durante o próximo mês de outubro e estar concluído durante o verão de 2019.


         

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal