INOV apresenta soluções na área da eficiência energética

voltar

O INOV esteve presente no evento “O caminho da Inovação” das Águas do Tejo Atlântico, a 14 de novembro na Fábrica de Água de Alcântara, contribuindo para o debate sobre o futuro da inovação no setor da água. 

O INOV apresentou um medidor inteligente de energia (solução de baixo custo) que está a desenvolver em parceria com a Águas de Portugal no âmbito do projeto INTEGRID. O medidor inteligente terá capacidade para medição de voltagem, corrente, potência e fator de potência, energia e tempo de serviço de cargas monofásicas ou trifásicas. Esta informação será transmitida periodicamente, via wireless, para um sistema central onde é armazenada para visualização e processamento. 

O trabalho de investigação e desenvolvimento de soluções tecnológicas com aplicação no âmbito da eficiência energética tem vindo a ser desenvolvido pelo INOV tanto a nível europeu como a nível nacional. 

No projeto europeu e-balance, o INOV desenvolveu sensores trifásicos para monitorização de redes elétricas de baixa tensão, comunicando através de uma rede RF-mesh de sensores wireless. As medições dos sensores – instalados ao longo das redes e dos circuitos de iluminação pública -  são comunicadas a controladores em subestações secundárias que, através de algoritmos, localizam falhas na rede. O INOV desenvolveu ainda uma gateway para adaptação o protocolo da rede RF Mesh ao controlo da interface de Ethernet. 

No evento, o INOV apresentou também a plataforma energIST para monitorização energética através de medições ao minuto, com agregação de dados de diferentes tipos de sensores. O energIST está implementado no Instituto Superior Técnico desde 2012, contando atualmente com 80 sensores para medição de consumos elétricos, de gás, e de dados meteorológicos.

 

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal