INOV desenvolve tecnologias para aplicações em segurança do espaço aéreo e fronteiras

voltar

O INOV desenvolve algoritmia para sensores eletro-óticos e tecnologias de spoofing.

 

Num momento em que as preocupações com a segurança do espaço aéreo têm vindo a aumentar, quer no que diz respeito à proteção de fronteiras e combate à criminalidade, como à coexistência de diferentes tipos de aeronaves, o INOV colabora no desenvolvimento de soluções tecnológicas no âmbito da sua atividade em Eletrónica, Monitorização e Controlo com especial enfoque nas questões de Defesa e Segurança.

Com o projeto europeu ALFA - Advanced Low Flying Aircrafts Detection and Tracking, o INOV encontra-se a desenvolver, em colaboração, tecnologias para aplicação na deteção de pequenas aeronaves – ultraligeiros, asas-delta, helicópteros e drones – utilizadas no tráfico de drogas, armas e outras substâncias ilícitas. O ALFA, que arrancou no início deste ano, tem por objetivo a criação um sistema de vigilância que permitirá suprir limitações de sistemas atuais na deteção, classificação e predição de aterragem de aeronaves a voar a baixas altitudes e baixas velocidades. Enquanto parceiro tecnológico, o INOV contribui no projeto através do desenvolvimento de algoritmia para sensores eletro-óticos que permitirão identificar veículos em voo para posterior classificação e previsão de trajetórias comunicadas às forças de segurança.  

Ainda no âmbito da segurança do espaço aéreo, o INOV desenvolve tecnologias de spoofing para neutralização de Aeronaves Não Tripuladas (ANT) guiadas por GPS, para utilização exclusiva de forças de segurança e defesa. A tecnologia desenvolvida permite, neste caso, substituir a informação do sistema por uma localização fictícia fazendo com que os drones não consigam cumprir a trajetória definida inicialmente.

Estas tecnologias, ainda em desenvolvimento para integração com outras ferramentas, permitem abrir caminho e explorar soluções para uma questão atual premente e que, pela sua adaptabilidade, possam ser potenciadas e aplicadas noutros contextos cujo propósito seja o de tornar mais seguro o espaço aéreo.

 

 

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal