STORM - Safeguarding Cultural Heritage through Technical and Organisational Resources Management

voltar

O INOV participa no Projeto STORM (Safeguarding Cultural Heritage through Technical and Organisational Resources Management ― Salvaguardar o Património Cultural através de Gestão Técnica e de Organização dos Recursos), financiado no âmbito do Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da Comissão Européia (Grant Agreement Nº 643486, Call DRS-11-2015: Disaster Resilience & Mudanças Climáticas, tema 3: Mitigação dos impactos das mudanças climáticas e desastres naturais nos patrimónios culturais locais, estruturas e artefactos).

 

A partir de experiências de pesquisas anteriores e resultados tangíveis, o STORM propõe um conjunto de novos modelos preditivos, melhores métodos não-invasivos e não-destrutivos de pesquisa e diagnóstico para a previsão eficaz de mudanças ambientais e ameaças reveladoras, assim como condições que possam danificar sítios do património cultural.

O INOV está a contribuir neste projeto:

 

› Desenvolvendo e testando um sensor de fluorescência induzida portátil, capaz de detetar precocemente a contaminação biológica (biofilmes contendo clorofila) que apareçam na superfície dos monumentos históricos e artefactos (por exemplo, frescos, ver a figura acima). A variável de controlo será o espectro de emissão induzida completa na gama de 550-900 nm.

› Contribuindo para o desenvolvimento da metodologia de avaliação e gerenciamento de risco via elaboração de ferramentas inovadoras para avaliação e gestão de risco multi-dimensional.

› Participando em criação de serviço de comunicação resiliente entre os stakeholders. Os links de comunicação a ser desenvolvidos irão manter a compatibilidade com vários outros serviços do INOV e serão reutilizados nesses serviços.

Além disso, o INOV está desempenhando um papel do parceiro tecnológico fornecendo apoio técnico para um dos principais parceiros beneficiários do Projeto, Troiaresort - Investimentos Turísticos, S.A., que gerencia o sítio arqueológico Ruínas Romanas de Tróia, situado perto de Lisboa.

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal