Cidades Inteligentes

voltar

Quase 70% dos europeus vivem em áreas urbanas. As cidades são, por isso, grandes centros consumidores de recursos energéticos, de transportes, entre outros. As cidades têm cada vez mais de evoluir de grandes centros consumidores de recursos para espaços sustentáveis, vocacionados para as pessoas, onde o bem-estar e a atratividade são o fim último das políticas e consequentes projetos a implementar.

A utilização das TICE como ferramentas base de criação, recolha, transmissão e processamento de informação tem, neste âmbito, um papel central, permitindo a criação de conhecimento e a disponibilização de ferramentas de atuação rápida no controlo de desperdícios e na construção de soluções eficientes nos diferentes domínios dos serviços e recursos necessários à vida nas cidades.

A atividade do INOV centra-se sobretudo na área das TICE, possuído conhecimento, tecnologias e experiência relevantes para a criação de soluções para cidades e comunidades inteligentes. Destacam-se aqui projetos e tecnologias desenvolvidas para áreas como a gestão de energia,  gestão de transportes, vertente da saúde e bem-estar (AAL), ou mesmo tecnologias para análise de grandes volumes de informação heterogénea.



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal