Portal BASE

voltar

O INOV desenvolveu o actual sistema de contratação pública em Portugal. Em 2008 a alteração legislativa obrigou a utilização de meios eletrónicos nas compras efetuadas por parte de entidades do estado...

O atual Sistema de Contratação Público em Portugal, originado na sequência de uma remodelação legislativa em 2008, obriga à utilização de meios eletrónicos nas compras efetuadas por parte de entidades do estado, num ecosistema que envolve diversas entidades do domínio público e privado:

› Entidades Adjudicantes

› Entidades Adjudicatárias

› Plataformas Eletrónicas de Contratação

› Entidades Sancionatórias

› Entidades Fiscalizadoras

› Entidades Certificadoras

› Entidade Gestora do BASE

› Entidades de Suporte

 

O processo de contratação é suportado por Plataformas Eletrónicas existentes no mercado devidamente certificadas, existindo um sistema central que agrega a informação mais relevante, o BASE – Portal Único dos Contratos Públicos. Todos os contratos referentes a procedimentos ao abrigo do Código dos Contratos Públicos devem ser registados no Sistema embora não seja obrigatória a publicitação de todos, nomeadamente daqueles que não estão sujeitos à fase de formação de contrato. A não publicitação dos Ajustes Directos impede o seu pagamento nos termos do artigo 127º, o que torna este instrumento uma mais valia na transparência da Administração Pública.

O caso português é considerado uma referência em termos internacionais, sendo único na Europa pelo facto de contemplar um portal que agrega informação sobre a totalidade da contratação pública de um determinado país.

Em 2011, a entidade gestora do BASE (InCI, IP) iniciou o processo de remodelação do portal e dos sistemas de informação de suporte a este, tendo escolhido o INOV enquanto parceiro tecnológico para a implementação.

Dada a quantidade de funcionalidades necessárias, a abrangência de diferentes entidades envolvidas e as necessidades de interligação, este foi um projeto de complexidade e dimensões consideráveis.

 

A solução proposta e implementada pelo INOV é uma solução tecnológica state-of-the-art desenvolvida em tecnologia Java/JEE e recorrendo a frameworks Open Source, destacando-se as seguintes características:

 

› Portal Público e Portal do Observatório das Obras Públicas em tecnologias Web 2.0.

› Backoffice em tecnologias Web 2.0 suportando diversos perfis e tipos de entidades.

› Núcleo do Sistema composto por 3 camadas lógicas (Domain, Business Logic, Service) integrando frameworks de mapeamento objeto-relacional (ORM) e motor de regras (Rules Engine).

› Autenticação e Autorização baseada em sistemas federados

› Web Services para Integração com entidades externas interligados com a iAP –Plataforma de Interoperabilidade na Administração Pública

› Solução de Business Intelligence

voltar



Rua Alves Redol, 9 - 1000-029
Lisboa - Portugal